AUTOCONTRASTE |
A Colansa (Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde) é um grupo de profissionais, de organizações da sociedade civil e de universidades, que trabalha em ambiente colaborativo para contribuir no desenvolvimento de sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, equitativos e inclusivos e na promoção de melhorias na nutrição e na saúde das populações da América Latina e do Caribe.
Nossa atuação se dá por meio de uma comunidade de práticas, ou seja, um espaço de intercâmbio entre pesquisadores e demais atores sociais, para o avanço e a geração de políticas públicas que gerem uma melhora nos sistemas alimentares, com base na aprendizagem colaborativa e na geração de conhecimento científico.
A Comunidade tem por objetivo exercer um papel de liderança na região, criando um espaço de discussão e de debate em um ambiente democrático para a troca de ideias e de soluções para melhorar os sistemas alimentares da região. Assim, a Colansa também ajuda na prevenção do aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras, principais causas de morte no mundo e com altas prevalências na América Latina e Caribe.
Além disso, buscamos contribuir para a inovação e o desenvolvimento de vínculos entre os países da América Latina e Caribe, facilitando uma maior transparência das ferramentas e conhecimentos produzidos na região para solucionar problemas com enfoques multidisciplinares.
Desejamos que a Colansa seja uma referência na construção de práticas e conhecimentos comuns para todas as pessoas – físicas ou jurídicas – interessadas em contribuir ativamente para melhorar dos sistemas alimentares da região.
Nenhum membro da Colansa tem qualquer vínculo com a indústria de alimentos e de bebidas ultraprocessados, de tabaco ou de álcool. Sendo assim, não há o menor conflito de interesses. Isso permite que nossas ações sejam livres, transparentes e firmemente focadas na saúde pública.
Frentes de atuação
A Colansa atua nas seguintes frentes:
- Apoio na promoção de sistemas e hábitos alimentares saudáveis, sustentáveis e inclusivos, para que todos os membros da nossa sociedade possam ser incluídos – tanto produtores quanto consumidores, gerando uma distribuição equitativa dos lucros;
- Reorientação das políticas públicas para promover sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis na região;
- Realização de pesquisas e análises de dados para auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes para melhorar os hábitos e sistemas alimentares da população;
- Incentivo de interações proativas entre pesquisadores e organizações que trabalham no campo da incidência política para aumentar as capacidades e, assim, multiplicar as oportunidades de ações eficazes para melhorar os sistemas alimentares na região;
- Interação com os setores público e privado, como agricultores e pequenos produtores, universidades, sociedade civil e organismos multilaterais e internacionais para promover impactos políticos relacionados aos sistemas e hábitos alimentares de maior abrangência na população da América Latina.
Quem pode participar?
A Colansa está aberta à participação de organizações da sociedade civil e universidades e também de pessoas físicas que compartilhem dos mesmos interesses e objetivos, que estejam dispostas a compartilhar seus conhecimentos e experiências em um ambiente colaborativo e de interação prática e que não representem conflito de interesse.
Se você tem interesse em fazer parte da Colansa, seja como pessoa física ou como membro de uma organização, entre em contato conosco.