AUTOCONTRASTE |
QUEM SOMOS
Os núcleos são grupos de referência em temas prioritários para a região, formados por membros da Colansa que têm um interesse comum em qualquer um desses temas e que desejam trabalhar juntos em seu desenvolvimento. Em particular, o Núcleo de Rotulagem Frontal de Alimentos e Bebidas Industrializados na América Latina e no Caribe (ALC) aborda um desses temas de interesse cuja discussão se tornou muito relevante para a região nos últimos anos.
A Rotulagem de Advertência Frontal já está implantada em vários países da região, enquanto outros estão em diferentes estágios do processo para sua implantação. O que torna necessário promover e fortalecer todas as ações que contribuam para a implementação desse processo pela sua relevância e contribuição como marco regulatório que favoreça o desenvolvimento de sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, equitativos e inclusivos.
MISSÃO
A missão do Núcleo de Rotulagem Frontal de Alimentos e Bebidas Industrializados é apoiar, monitorar e orientar o avanço das políticas relacionadas à rotulagem frontal na América Latina e Caribe, valendo-se das melhores evidências disponíveis livres de conflitos de interesse e favorecendo a articulação de diferentes atores da sociedade.
VISÃO
O Núcleo de Rotulagem Frontal de Alimentos e Bebidas Industrializados será uma referência técnica dentro da Colansa e da ALC em termos de evidências, advocacy e tomada de decisão, para contribuir na discussão das estratégias necessárias para avançar nas políticas de rotulagem nutricional e outros assuntos relacionados na América Latina e Caribe e, idealmente, em outras regiões.
OBJETIVOS
A. Analisar e sintetizar a experiência acadêmica em rotulagem, contextualizar as evidências disponíveis e livres de conflitos de interesse e divulgar de forma acessível para diferentes públicos, em um trabalho articulado com as comunicações da Colansa.
B. Articular a experiência dos especialistas do núcleo e conectá-los a uma rede mais ampla de pesquisadores, defensores e tomadores de decisão, promovendo o trabalho colaborativo de defesa tanto acadêmica quanto política entre seus membros.
C. Abordar lacunas de informação específicas e identificar potenciais áreas acadêmicas, da sociedade civil e de defesa que requerem maior desenvolvimento em gestão de dados, implementação, pesquisa, comunicação, disseminação, etc.
D. Sistematizar informações de grupos de pesquisa sobre o assunto, promover colaboração e análise comparativa das evidências, para apoiar ações em favor da implementação de políticas de rotulagem nutricional e outros assuntos relacionados na ALC.
E. Identificar oportunidades potenciais de financiamento para projetos colaborativos.
GOVERNANÇA
A governança do núcleo é estruturada da seguinte forma:
Existe um conselho de administração composto por membros da pré-comunidade de Colansa e gestores do núcleo, 5 pessoas no total que cobrem as áreas da Coordenação Geral , Coordenação Científica, Coordenação de Advocacy ou Advocacy, Coordenação de Comunicações e Coordenação de Financiamento. Cada membro será escolhido pelos participantes do núcleo e a cada 2 anos será convocado para renovar metade da mesa. As eleições serão realizadas por voto secreto entre as pessoas inscritas no núcleo na data das eleições. Os candidatos podem concorrer voluntariamente a qualquer uma das vagas ou ser convidados a concorrer. O processo será coordenado por um comitê formado para esse fim.
As responsabilidades da diretoria serão coordenar as reuniões periódicas do núcleo, planejar, coordenar e/ou supervisionar a execução das atividades, gerenciar e administrar recursos, divulgar e comunicar as atividades do grupo tanto dentro da Colansa como fora da comunidade, relatar anualmente as atividades desenvolvidas pelo núcleo e preparar um relatório financeiro anual sobre a utilização dos recursos.
QUEM PODE SER MEMBRO?
Todas as pessoas pertencentes à Colansa, como alunos de pós-graduação, acadêmicos e pessoas que atuam na área jurídica, podem se registrar como membros.
Espera-se que os membros participem ativamente das reuniões, compartilhando avanços em suas pesquisas relacionadas ao núcleo e suas ações políticas ou de defesa; contribuir para a sustentabilidade do grupo através da busca de fontes de financiamento para o cumprimento dos objetivos, opinar sobre a priorização dos temas e atividades do núcleo, apoiar na divulgação externa das atividades, identificar necessidades e promover possíveis soluções, revisão e aprovar o relatório anual de atividades e o relatório financeiro elaborado pelo conselho de administração.
Adicionalmente, espera-se que os alunos de pós-graduação assumam um papel mais ativo na realização das atividades do núcleo como eventos, preparação de material informativo, atualização de informações, etc. idealmente vinculados ao seu trabalho de pesquisa.