Fruto de um elaborado processo de construção coletiva envolvendo cooperativas, organizações de Economia Social e Solidária, pesquisadores universitários, profissionais de saúde, técnicos, produtores, funcionários públicos e legisladores, denominado “Cidades Alimentadoras”, a Câmara Municipal de Rosário aprovou por unanimidade a Portaria que estabelece o “Regime de Promoção da Produção e Comercialização de Produtos Agroecológicos e Orgânicos”.
A portaria foi resultado de um processo de discussão denominado “Alimentando as Cidades”, promovido pelo Instituto de Saúde Socioambiental da Universidade Nacional de Rosário, pela Rede Nacional de Cooperativas Alimentares, pela Cooperativa de Trabalho Germinar Ltda., pela Associação Civil de Saúde Socioambiental, pela Escola Técnica Agropecuária General San Martín e patrocinado pela Colansa (o projeto faz parte de nossas editais de financiamento para pesquisa e incidência).
A normativa visa contribuir ativamente para o consumo de alimentos nutritivos, fortalecendo a saúde em uma perspectiva holística , integrando um vasto conjunto de disposições e programas de alimentação que posicionam a cidade de Rosário como referência em agroecologia.
Em 2024, a Colansa lançou uma chamada de propostas para a área pesquisa e incidência, focada na transformação dos sistemas alimentares na América Latina e no Caribe. Atualmente, a Colansa possui quatro projetos em desenvolvimento. Neste vídeo, Marita Pizarro explica os projetos selecionados e seu andamento: